Entre os dias 24 e 27 de Outubro, ocorreu o 38º Congresso Mundial de Medicina Esportiva em Dubai e os médicos de Chapecó, Dr. Carlos Mendonça e Vinícius Mendonça, que também representam a Chapecoense, apresentaram o trabalho inédito do tratamento com células-tronco mesenqmuimais da medula óssea em lesões do tendão de Aquiles em atletas de futebol.
O Estudo
Tratamento cirúrgico minimamente invasivo atualmente é o padrão-ouro para o manejo de rupturas agudas do tendão de Aquiles. O uso de células tronco mensenquimais aspiradas da medula óssea (BMAC), em conjunto com tratamento cirúrgico tem sido estudado e descrito na literatura como um adjuvante ao processo de cicatrização. O uso isolado desta terapia ainda não foi relatado e com com base nesse contexto, o nosso estudo inédito analisou a eficácia clínica do uso de BMAC no tratamento de rupturas agudas completas do tendão de Aquiles em jogadores de futebol.
Foram avaliados 6 jogadores. Cinco atletas apresentaram recuperação completa da lesão 60 dias após a intervenção, e o sexto atleta 90 dias após a intervenção. Todos os atletas retornaram à prática esportiva quatro meses após a aplicação do BMAC, sem restrições e sem complicações.”
O tratamento com BMAC mostrou-se eficaz, seguro, menos invasivo (em comparação com a cirurgia), fácil de realizar e com resultados reprodutíveis. O uso de BMAC mostrou-se superior ao tratamento convencional na recuperação de atletas com ruptura do tendão de Aquiles.