Pica-Pau girou o mundo. Construiu uma carreira vitoriosa dentro das quadras. Um filho de Chapecó conquistou títulos e defendeu a seleção brasileira. Essa bonita trajetória como atleta no futsal chegou ao fim. Quis o destino que esta bela caminhada terminasse na cidade onde nasceu.
O agora ex-ala deu os primeiros passos no esporte há 30 anos, no sub-7 do Clube Recreativo Chapecoense (CRC). Foi campeão da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) por Chapecó. Aos 15 anos, transferiu-se para a Anjo Química/Criciúma e não parou de voar. Duas décadas depois, Douglas Barp retornou à cidade natal, em 2023, para vestir a camisa da Associação Chapecoense de Futsal. Em 2024, Pica-Pau renovou o contrato com o Verdão das Quadras e participou do novo projeto do clube. Ele atuou como jogador no Estadual Série Prata, na Copa SC e nos JASC.
Paralelamente, desempenhou a função de técnico nas categorias de base da Chape Futsal, faturando a taça no Estadual Sub-18 da Liga Catarinense e alcançando a semifinal do Estadual Sub-20 da Federação Catarinense. “O Pica-Pau merece todo o nosso reconhecimento pela carreira que teve como jogador profissional. Também queremos agradecer pela participação dele para que o futsal de Chapecó voltasse a crescer. Fui convidado por ele para fazer parte da Chapecoense Futsal, em 2023. Muito obrigado, Pica-Pau”, disse o presidente do Verdão das Quadras, Clayton Tressoldi.
“Hoje, com a consciência do dever cumprido e muito grato a todos que me incentivaram, encerro a carreira de jogador profissional de futsal. Quis o bom Deus que o ponto final fosse em Chapecó, na equipe da minha cidade, a Associação Chapecoense de Futsal. Isso foi muito emocionante para mim”, escreveu Pica-Pau nas redes sociais.
Foram pelo menos 18 títulos nas categorias sub-17, sub-20 e adulto. Pela seleção brasileira, Pica-Pau ganhou o Campeonato Sul-Americano Juvenil. Destaque também para as conquistas da Taça Libertadores da América, Sul-Americano de Clubes e da Liga Nacional.
Em 2025, Pica-Pau irá encarar um novo desafio. Ele aceitou o convite de outro clube para dar sequência à jornada como técnico. A Chapecoense Futsal deseja sucesso nesta nova empreitada e deixará sempre as portas abertas.