Atletas paralímpicos retomam treinos em Chapecó

Foto: Daniel Braga
O Complexo do Verdão volta a receber os atletas paralímpicos visando as competições de 2025. O local, além da APAE e academias de natação serve de espaço para treinamentos de diversas modalidades coordenadas pelo Centro de Referência Paralímpico de Chapecó, que é uma extensão do Comitê Paralímpico Brasileiro. Todo o trabalho é mantido pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Esportes e Juventude. 

São 150 atletas de Chapecó e mais 70 de um polo que abrange também os municípios de Xanxerê, Xaxim e Coronel Freitas. Os treinamentos são feitos nas modalidades de atletismo, natação, halterofilismo, bocha PC, tênis de mesa e de campo. 

Podem participar dos treinamentos, crianças a partir de sete anos que apresentem alguma deficiência de caráter físico, visual, auditivo, intelectual, síndrome de down e demais transtornos. O calendário de competições é extenso, entre eles, os atletas participam dos Parajasc, Parajesc, Meeting Nacional, Intercentros, Camping Escolar, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Paralimpíadas Escolares. 
 
A coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Chapecó, Simone Batista, destaca que há uma renovação dos atletas do município, após a criação do centro, há um ano e meio. “Organizamos as modalidades, os atletas e já buscamos alguns resultados. Estamos projetando um 2025 bastante promissor”, destacou. 
A atleta Juviane Franciscon, 40 anos, tem síndrome de Down, e já participou de oito edições dos Parajasc, conquistando diversas medalhas de ouro no disco, dardo e peso. A mãe dela, Salete Franciscon, comemora os benefícios no desenvolvimento pessoal da filha, depois que começou a treinar e participar das competições. “A interação, a disciplina e o comprometimento são fatores que fizeram ela evoluir de forma considerável”.
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com